Quais habilidades na mediação escolar um bom profissional deve desenvolver? Aliás, o que faz um mediador escolar na prática?
Se você tem essas dúvidas e ainda não compreende as dimensões da mediação de conflitos no ambiente escolar, este é o momento certo para conhecer mais sobre isso.
Primeiramente, você tem que conhecer este panorama: segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), “entre 2013 e 2023, os casos de violência interpessoal em escolas cresceram 254%, passando de 3,7 mil para 13,1 mil.”.
Como mediador, educadores e outros profissionais da área educacional ajudam a transformar situações de conflitos na escola (caracterizadas como violência interpessoal) em oportunidades de proporcionar aprendizado e crescimento emocional aos envolvidos.
Para isso, tem que conhecer quais habilidades são importantes e como uma pós-graduação na área o transforma nesse profissional.
O que faz um mediador escolar e quais as habilidades essenciais?
Um mediador escolar atua como intermediário em situações de conflitos na escola, como desavenças entre alunos, professores e qualquer outra pessoa da comunidade escolar.
Esse profissional facilita o diálogo entre as partes envolvidas, ajudando a amenizar e resolver problemas diversos, como discussões, brigas e qualquer outra situação que seja caracterizada como conflito.
Para fazer isso, precisa de algumas habilidades essenciais, como veremos a seguir.
- desenvolver a escuta ativa: prática que ajuda na compreensão dos pontos de vista de todos os envolvidos no conflito;
- promover a comunicação clara e assertiva: isso facilita o diálogo sem julgamentos e garante que todos os envolvidos possam se expressar e serem ouvidos;
- dominar a gestão de conflitos: o conjunto de técnicas técnicas que ajudam a identificar , analisar e buscar alternativas para resolver de forma pacífica os conflitos no ambiente escolar;
- garantir imparcialidade e neutralidade: manter-se neutro para assegurar confiança e respeito das partes envolvidas;
- ter resiliência e paciência: a resolução de conflitos pode demandar tempo e persistência.
Habilidades na mediação escolar: conheça as competências específicas para a função
Há algumas habilidades na mediação escolar que são mais específicas:
- desenvolver empatia para compreender que cada aluno tem uma realidade emocional e situação familiar distinta;
- habilidade para estimular a autonomia das partes envolvidas no conflito, para que cada uma assuma sua responsabilidade pela solução encontrada;
- ter a capacidade de restaurar a convivência harmônica no ambiente escolar, promovendo a cultura do diálogo e do respeito mútuo.
Por que se tornar um mediador de conflitos escolares?
Quando falamos em conflitos escolares, não estamos falando apenas em discussões, atritos e desentendimentos. Esses pequenos problemas, se não forem mediados e acompanhados, podem virar problemas maiores, como violência.
O ciclo de violência nas escolas é preocupante, desde o bullying até violência física e, muitas vezes, algo bem mais grave. Por isso que as habilidades na mediação escolar são importantes e, consequentemente a especialização do educador, para aperfeiçoar as já existentes e adquirir novas.
Dessa forma, o papel de mediador de conflitos escolares é extremamente importante, pois esse profissional pode ser a ponte entre o problema e a solução, antes que ele avance e se torne mais grave.
Por que se tornar um mediador de conflitos na escola? Porque como mediador, educadores conseguem:
- contribuir para um ambiente escolar mais saudável;
- desenvolver competências socioemocionais essenciais para uma comunicação não violenta;
- promover a cultura de paz no ambiente escolar;
- valorizar o papel educativo da escola, reforçando o caráter formativo da instituição para além do ensino de conteúdos;
- ampliar oportunidades profissionais, pois há grande demanda em escolas públicas, privadas e projetos sociais;
- gerar impacto positivo na comunidade.
Benefícios do desenvolvimento dessas habilidades por meio de uma pós-graduação
Agora que você entendeu o que faz um mediador escolar, conheça os benefícios de fazer a pós-graduação em Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar do Instituto IBE.
Com essa especialização, você consegue:
- aprimorar técnicas de comunicação, negociação e mediação e se torna apto a lidar com situações complexas de conflitos escolares;
- adquire conhecimentos teóricos sólidos e aprende práticas atualizadas sobre conflitos escolares e suas dinâmicas no meio educacional;
- se torna apto a atuar com responsabilidade e ética, de forma eficiente na intermediação de situações de conflitos no ambiente escolar, aumentando seu reconhecimento profissional na área;
- se torna um agente de transformação, pois ajuda a promover um ambiente educacional mais seguro, harmonioso e inclusivo, o que gera benefícios à toda comunidade escolar.
Quais profissionais podem desenvolver habilidades na mediação escolar? Para quem é esta pós-graduação?
Embora tenhamos direcionado o artigo a educadores, a especialização em mediação escolar contempla muitos outros profissionais:
- profissionais de psicologia que atuam em conflitos em ambientes familiares e escolares;
- gestores educacionais com a necessidade de lidar com conflitos no ambiente escolar;
- educadores que atuam em sala de aula e precisam se atualizar em técnicas de gestão e manejo de conflitos;
- egressos dos cursos de Serviço Social e Ciências Sociais.
Inicie agora seu desenvolvimento em habilidades na mediação escolar! Conheça mais sobre essa pós-graduação em nosso site.