Diariamente profissionais da área educacional e assistência social lutam por melhores formas de atender às necessidades da população de forma efetiva, garantindo seus direitos, seu bem-estar e qualidade de vida.
Porém, isso depende de mudanças na sociedade. A transformação social na educação, por exemplo, acontece quando educadores repensam métodos de ensino e colocam o foco em valorizar a diversidade, combater preconceitos e garantir o acesso igualitário ao conhecimento.
No serviço social, a transformação acontece quando o profissional presta serviços para reduzir desigualdades, garantir direitos e fortalecer a autonomia das pessoas e comunidades.
Há muito o que falar sobre isso, então acompanhe essa leitura, saiba o que é transformação social e como você pode ser parte disso.
O que é transformação social?
Transformação social é uma mudança na sociedade, nos valores e comportamento das pessoas, de forma que se consiga promover mais justiça, igualdade, equidade e bem-estar coletivo.
Em outras palavras, é quando a sociedade consegue evoluir e direcionar esforços para corrigir desigualdades, promover a inclusão de grupos marginalizados, garantir direitos de todos os cidadãos (independentemente de crenças, etnias etc.) e criar condições mais humanas e solidárias de convivência.
Transformação social na educação: o papel transformador dos professores na sociedade
É preciso entender a fundo o que é transformação social para saber qual contribuição dar para mudar setores como a educação e assistência social.
Para a transformação na educação é necessário o comprometimento dos professores além do simples ato de ensinar. A seguir falamos sobre isso.
Como os professores vão além da transmissão de conhecimento para formar cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres
Ir além do conteúdo: esse é o segredo para professores que querem ser um verdadeiro agente de transformação. Isso quer dizer que é preciso ajudar a preparar alunos para que saibam como agir de forma responsável e ética e estimular seu pensamento crítico.
Assim, eles também entendem o que é transformação social e qual seu papel nesse cenário, como protagonista das mudanças que quer ver na sociedade e no mundo.
Desafios e habilidades necessárias para os professores atuarem como agentes de mudança e transformação social
A transformação social na educação enfrenta alguns desafios:
- resistência: ainda existem ambientes escolares pouco abertos à inovação, pois ainda seguem práticas tradicionais e dificultam a adoção de novas metodologias, mais participativas e inclusivas;
- sobrecarga de trabalho: muitos educadores, embora tenham um perfil e ideias inovadoras, não têm tempo para refletir e planejar ações que podem transformar o ambiente escolar, devido às múltiplas demandas da profissão e também porque uma grande parte trabalha em todos os turnos;
- falta de formação: acontece também de educadores terem ideias e vontade de inovar na prática educativa, mas faltar base teórica para transformar suas ideias em ações concretas (uma especialização, como uma pós-graduação, pode ajudar bastante!).
Com relação às habilidades necessárias a professores que querem fazer a diferença com a transformação social na educação, novamente aconselhamos que esses profissionais façam pós-graduações em áreas como:
- Atendimento Educacional Especializado;
- Direito da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
- Educação Especial;
- Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar;
- Educação Inclusiva; entre outras.
Além disso, o educador deve desenvolver habilidades para si e sobre como trabalhar empatia, pensamento crítico, escuta ativa, por exemplo. Somado a isso, deve ter um perfil criativo e colaborativo, além de ser engajado com causas sociais se possível, pois, dessa forma, dá o exemplo e a inspiração para os alunos além da teoria.
A contribuição dos assistentes sociais para a transformação social
Da transformação social na educação, passamos para o cenário na assistência social. Assistentes sociais são aquelas pessoas que conectam, orientam e acompanham a população nos serviços essenciais de saúde, educação e assistência social.
Nesses ambientes, o assistente social faz a sua parte para colaborar com a transformação social, atendendo a minorias, pessoas em situação de vulnerabilidade, violência e riscos sociais diversos, com o objetivo de garantir seus direitos e sua dignidade.
O impacto das profissões públicas na transformação social
Como você pode ver, não basta somente saber o que é transformação social sem mergulhar em conhecimentos sólidos e abrangentes sobre como ser um agente de mudanças em seu espaço.
Professores e assistentes sociais são servidores que fazem a diferença na vida das pessoas. São profissionais capazes de promover mudanças, mesmo que em situações isoladas e aos poucos. E é disso que trata a transformação social na educação e assistência social: cada um fazendo um pouquinho e a sua parte.
O impacto disso é o bem-estar e qualidade de vida de pessoas em espaços de saúde, educação e assistência social, com acesso a serviços e políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais.
Por isso que quem atua nessas áreas deve estar sempre bem atualizado e ter especializações direcionadas a melhorar suas habilidades e competências para melhor desempenho em sua função.
O Instituto IBE sabe da importância dessa formação e disponibiliza uma diversidade de pós-graduações e cursos de capacitação para que servidores tenham cada vez mais acesso à uma qualificação de qualidade e que contemple suas necessidades de conhecimentos em sua área.
Visite nosso site e conheça todas as possibilidades de cursos!