FAQ

Ensino a Distância ou EAD, é o modelo de ensino que não requer que aluno e professor estejam presentes em um mesmo ambiente, ou seja, as disciplinas são disponibilizadas na internet, em uma plataforma de estudos, em vídeos ou apostilas, por exemplo. Acesse este artigo e entenda melhor como funcionam os cursos EAD.

Sim. Para o MEC e de acordo com a lei, os diplomas de graduação e pós-graduação conquistados na modalidade a distância possuem o mesmo valor do diploma de um curso presencial. Não há nada que diferencie um tipo de curso do outro, ou seja, os alunos recebem exatamente o mesmo diploma. Isto porque os cursos EAD passam pelo mesmo procedimento de avaliação e reconhecimento do MEC que o presencial, bem como, o conteúdo, grade, materiais, atividades, entre outros, seguem o mesmo padrão.

Networking, termo tão valorizado no mundo corporativo, fica ainda mais rico no EAD: por meio da plataforma digital, você pode ampliar seu contato para pessoas do Brasil inteiro, com ideias e aspirações iguais à suas.

Sim. Quando se trata de uma instituição idônea e conceituada, os professores costumam ser até mesmo mais capacitados e antenados, uma vez que precisam criar conteúdos mais interessantes e interativos para os alunos. Um modo de ensino intuitivo, moderno e inteligente exige profissionais que tenham destreza e criatividade para navegar bem neste universo. O conteúdo é desenvolvido e a tutoria realizada por profissionais mestres e doutores, especialistas nas áreas.

Uma portaria do MEC determina que, mesmo no ensino a distância, ao menos 20% da carga horária da graduação seja feita de modo presencial. Entre as atividades presenciais conta-se estágios, seminários, realização de provas, entre outros.

Sim. Por lei, todos os alunos de cursos da educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) têm que se submeter a exames regulares, podendo ser reprovados caso não atinjam a nota mínima estabelecida.

Não. Nos cursos, todo o material disponibilizado ao aluno fica acessível em uma plataforma 24 horas, oferecendo a oportunidade de estudar o seu material didático quantas vezes julgar necessário.  O aluno pode organizar os melhores dias e horários para realizar os seus acessos, atendando-se ao calendário acadêmico, com as datas de entrega de atividades e encerramento de disciplinas.

Porque a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) determina que os cursos a distância para graduação e pós-graduação sejam projetados com a mesma duração da modalidade presencial.

Todos que desejarem podem optar por realizar os seus cursos a distância. Geralmente esta modalidade de curso é escolhida por quem tem pouca disponibilidade de tempo, por que tem certa dificuldade para se deslocar, indo diariamente até uma sala de aula, dispondo utilizar o tempo que seria gasto no transporte para o estudo. Acima de tudo, é direcionado para quem deseja administrar o próprio tempo, conciliando os estudos com o trabalho, casa, família e outros projetos, coma possibilidade de estudar, inclusive, aos finais de semana e feriados.

Não. A maioria das plataformas de ensino on-line requer computadores com configurações básicas, como programas de leitura de arquivos em pdf e internet para visualização dos conteúdos. Neste processo, o computador nada mais é do que o meio utilizado para facilitar o ensino, e não o contrário. Vale ressaltar que durante o curso, umas das habilidades amplamente desenvolvidas pelos alunos são a fluência digital e familiaridade com a tecnologia.

Os cursos a distância não fazem distinção aos cursos presenciais em relação à formação do profissional. Essa modalidade já conquistou e continua conquistando cada vez mais o mercado desde que surgiu no Brasil, em 2008. Inclusive, muitas empresas incentivam os seus executivos a se capacitarem com esse tipo de formação, que é muito mais viável para quem tem uma rotina de trabalho muito intensa. Além disso, grande número de instituições de ensino já oferece muitos de seus cursos tradicionalmente presenciais, também com a opção a distância ou semipresencial.

As empresas prezam pelo profissional que sabe administrar bem o seu tempo e suas demandas. Por isso, o ensino a distância se torna interessante por sua flexibilidade de horários e acesso onde quer que o estudante esteja – excelente para quem precisa viajar muitas vezes a trabalho, por exemplo.

Veja também – 8 habilidades desenvolvidas pelos alunos EAD, altamente reconhecidas no mercado de trabalho.

Todos os cursos superiores passam por uma rigorosa avaliação e acompanhamento do MEC, seja presencial ou a distância. Nenhum curso pode ser ministrado sem que antes tenha a aprovação do Ministério da Educação. Portarias do MEC das instituições de ensino que o IBE representa:

  • Graduação, Complementação e MBA – Universidade Cruzeiro do Sul / Unifran – Portaria 1450 de 07/10/2011
  • Pós-graduação – FACCREI/FACED – Portaria 725 de 30/05/2000
  • Capacitação – Amparados legalmente pela LDB 9394/96 Art.39/40/41 – Art.61 e Art.87 Inciso III

 

Para realizar uma consulta no MEC, ligue para 0800-616161 ou acesse o site emec.mec.gov.br. Você também pode realizar o passo a passo da verificação com auxílio de um de nossos consultores, para isso, entre em contato através do telefone (31) 3785-0500.